Minha lista de blogs

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COLEÇÃO DISQUINHO

Pessoal, segue abaixo um texto que escrevi sobre os 50 anos da Coleção Disquinho. Quero pedir, por gentileza, duas coisas:



1. Preciso com máximo de urgência saber quem possui um número considerável de capinhas da coleção disquinho. Estamos em via de concretizar um projeto, e uma das atividades é uma exposição das capinhas da coleção disquinho. Não esqueçam de me dizer em que estado do Brasil vocês estão. Contato: editor@culturainfan cia.com.br

2. Gostaria de ter observações, comentários, relatos, impressões, sensações, de momentos vividos enquanto crianças, pais, em relação a Coleção Disquinho e suas histórias. Posteriormente iremos colocar os relatos no Portal Cultura Infância (www.culturainfanci a.com.br) numa página especial dedicada à Coleção. Preciso disso até o dia 10 de maio! Que tal?



3. Enviar relatos para editor@culturainfan cia.com.br nome, idade e estado.



gabriel guimard



É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa. Confúcio



50 anos de Coleção Disquinho



Lembram-se da Coleção Disquinho? Daqueles disquinhos coloridos com histórias da cultura popular brasileira e contos de fada "abrasileirados" ? Eles embalaram, e continuam embalando as noites de várias gerações de brasileirinhos. Em 2010 a Coleção completa 50 anos! Isso mesmo meio século de existência!



Quando lembramos da coleção Disquinho, imediatamente nos vem a mente o nome do músico e compositor Braguinha, são dois nomes inseparáveis. Ele foi o idealizador e diretor artístico da coleção. O grande responsável pela existência de um dos maiores tesouros da infância brasileira.



A história da coleção Disquinho tem duas etapas. Em 1939, Braguinha lançou o primeiro disco infantil: "Branca de Neve e os Sete Anões", depois de ter trabalhado no ano anterior na adaptação desse filme de Walt Disney no Brasil. Este disco foi gravado por Carlos Galhardo, Dalva de Oliveira e Os Trovadores.



Veio em seguida a coletânea de Cantigas de Roda. As histórias tinham composições originais de Braguinha. Os três volumes mereceram direção musical e arranjos de Radamés Gnattali. Posteriormente a coleção teve a participação de outro gigante da música brasileira, o maestro Francisco Mignone.



Os "discões" fizeram grande sucesso na época, pois naquela ocasião, não existia nada para crianças no gênero. Depois ele começou a fazer outras adaptações: Chapeuzinho Vermelho, A Formiguinha e a Neve, História da Baratinha, Os Quatro Heróis, etc. Todas essas e outras mais, foram gravações lançadas em 78 rpm, aqueles discos pretos e pesados que quebravam quando caíam no chão.



Em 1960, acontece a segunda etapa da coleção Disquinho. Neste ano, Braguinha assinou um contrato com a Continental Discos e lançou a "COLEÇÃO DISQUINHO", agora no seu formado definitivo. Compactos coloridos que encantaram várias gerações de brasileirinhos. Nesta etapa Braguinha manteve-se produtor da Coleção Disquinho, mas em grande parte outorgou as adaptações e composições a outras pessoas - Elza Fiúza (autora, ela mesma, de algumas historinhas e melodias) e Sílvia Helena Fiúza, entre outros.



As histórias são adaptadas de lendas indígenas, do domínio público, de contos de Andersen, Grimm, Domício Augusto, Nely Martins ou o próprio Braguinha assinam algumas das historinhas. Foram ao todo 73 publicações: histórias, cantigas de ninar, de natal, uma festa de São João completa, com quadrilha e tudo.



A Coleção Disquinho foi um marco da produção musical de qualidade dirigida ao público infantil. Um projeto inovador e pioneiro na época, que obteve de imediato total empatia não só com as crianças e também com os adultos. Foram mais de 5 milhões de cópias vendidas entre o início dos anos 60 e o início dos anos 80.



As histórias do Disquinho são completas. Tem música da melhor qualidade, tem narrativa, tem poesia, tem adaptações de clássicos dos chamados "contos de fada" para a cor e o cheiro do Brasil. Mesmo depois de um hiato de mais de 20 anos, entre o início dos anos 80 e o ano de 2001 quando a coleção foi relançada em cd, ela mostra que faz parte do imaginário do povo brasileiro. Em pouquíssimo tempo, depois do lançamento, os dez mil cd's estavam esgotados.



Vida longa a esta obra prima da cultura infantil brasileira. Que venha o cinqüentenário, o centenário... para sempre Coleção Disquinho e Braguinha no coração das crianças brasileiras.



dedicada à Coleção.

Um comentário:

Gisele Moura disse...

Amo esta coleção! Já soube muitas histórias de cor! Faz tempo que a procuro. Agora estão todos disponíveis. Gostaria de saber se vocês também não têm como conseguir as histórias da editora discastro com histórias do Coelho Ronaldo e outras histórias da cultura popular, como O gato Azul, A flauta encantada, O príncipe Pobre, etc, que é excelente também. Um abraço, Gisele gi.moura@yahoo.com.br