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terça-feira, 20 de abril de 2010

PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA

Edição nº 203 –  19/04 a 25/04/2010

                             Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas

A Diretoria de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura lançam no dia 23 de abril (Dia Internacional do Livro e dos Direitos dos Autores), às 11 horas, no auditório do Ministério da Cultura, o Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas. Na ocasião será apresentado também o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trata-se de um estudo inédito que servirá como importante apoio para o prosseguimento das políticas de livro e leitura, tal como consta das diretrizes do Eixo 1 do PNLL



 
                                 Mais Cultura na região amazônica

Em um investimento de R$ 13,8 milhões, o Programa Mais Cultura financiará projetos culturais no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Esta segunda edição do Microprojetos Mais Cultura – a primeira foi focada em 1.200 projetos da região do semiárido – visa “promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em regiões ou municípios da Amazônia Legal”. O site do Programa informa também que uma das novidades é a possibilidade de inscrição oral de projetos, o que deve democratizar o acesso ao edital.



 
                                  Dia do livro infantil 


Abril é o mês do livro infantil. No dia 2, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), a comemoração foi internacional. Ontem, dia 18, aniversário de nascimento de Monteiro Lobato (1882 – 1948), as homenagens eram restritas ao Brasil. Duas ocasiões para repensar esta tradição milenar de contar histórias para as crianças. Como escreve o Menino Maluquinho, personagem de Ziraldo, “as histórias infantis começaram a existir antes de aparecer o livro, quando eram os pais que as contavam para os filhos: eram as lendas, as fábulas, as cantigas etc. O importante é que hoje existe uma porção de livros e histórias que fazem a gente querer ler sempre mais e mais”.

Bibliotecas escolares serão obrigatórias

Uma biblioteca em cada escola, seja ela pública ou privada. O obrigatoriedade consta no projeto de Lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), aprovado no dia 13 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O prazo para que isto aconteça é de, no máximo, 10 anos. Segundo a Agência Senado , o PL considera “biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura” e estabelece que “deverá haver pelo menos um título para cada aluno matriculado”.
                             
                                     Mário de Andrade continua fechada

Fechada desde setembro de 2007, a Biblioteca Mário de Andrade irá manter seus 300 mil livros e 3 milhões de periódicos por mais algum tempo longe do alcance de leitores e pesquisadores paulistanos. É que a reforma da segunda maior biblioteca pública do Brasil está atrasada, tendo já passado do orçamento inicial de R$ 13,2 milhões para R$ 26,65 milhões. A reportagem do Jornal da Tarde sobre o assunto começa com palavras fortes do escritor e jornalista Ignacio de Loyola Brandão: “Fechar a biblioteca é bloquear o acesso ao conhecimento. É nela que se lê o livro de graça, se faz a pesquisa e se documenta. E toda essa parte cultural está travada e há quase três anos. É um total descaso do poder público.”

 
                      Prazo para adesão ao PNLD termina no dia 31 de maio 


Pelas novas regras do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, as secretarias municipais e estaduais devem firmar um termo de adesão para poder receber livros didáticos em 2011. Todo ano, lembra reportagem da Agência Brasil reproduzida no Portal Estadão, “cada escola precisa escolher, entre uma lista de obras selecionadas pelo FNDE, os livros que pretende adotar. O processo é feito pela internet, a partir de uma senha que é enviada a cada unidade de ensino. A escola que não fizesse essa seleção recebia os livros que tinham sido mais pedidos em seu município”. Com as novas regras, espera-se evitar desperdícios.

Novas experiências (eletrônicas) de leitura

O lançamento de uma versão do livro Alice no País das Maravilhas para o novo dispositivo da Apple, o iPad, tem empolgado comentaristas em fóruns de tecnologia na internet. “Conforme o iPad é sacudido e balançado”, explica matéria da revista Galileu, “elementos interativos pulam, mexem a cabeça, caem ou até crescem” . Explorando elementos de interatividade e seu acelerômetro, o “aplicativo já é visto como uma prévia dos recursos que as novas publicações poderão explorar na plataforma”. Em outra reportagem, realizada pela Reuters, o presidente-executivo da editora Penguin fala sobre o desafio será manter o romantismo do livro impresso diante destas novas possibilidades eletrônicas. Para John Makinson, “aparelhos digitais de tela grande estão abrindo as portas para nós para novas oportunidades: oportunidades de interação com os leitores, e de uso de redes sociais”. Ele comenta também que é preciso “manter o foco na relação emocional do leitor com o livro. Ainda é importante produzir um livro impresso bonito”.


 
Nos Estados Unidos, Biblioteca do Congresso vai arquivar Tweets
 
São 55 milhões de mensagens. Por dia. Mas a Biblioteca do Congresso, instituição norte-americana de 210 anos cuja função é preservar o “corpo universal do conhecimento humano”, decidiu arquivar a produção gerada em contas públicas que circula na rede social Twitter. Segundo o site da Editora Abril, “o acordo foi anunciado esta semana e prevê a guarda de todo o material do site desde 2006, quando ele começou a funcionar”.

III Congresso latino-americano de compreensão leitora

Entre os dias 12 e 15 de outubro, Brasília abrigará o III Congresso latino-americano de compreensão leitora . A intenção, segundo os organizadores, é reunir “estudantes, docentes e investigadores da América Latina e do Brasil, para discutir e propor alternativas de ação que objetivem otimizar a competência leitora de infantes, jovens e adultos, no cenário latino-americano”. As inscrições para quem for apresentar trabalhos encerram em 30 de junho de 2010. Inscrições sem apresentação de trabalhos seguem até 30 de setembro.

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