Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tocantins participa do 4° Encontro Nacional dos Pontos de Cultura

Tocantins participa do 4° Encontro Nacional dos Pontos de Cultura

O Girassol -



Cerca de 5 mil pessoas participaram da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, realizada entre os dias 25 e 31 de março, em Fortaleza – CE. Esta é a quarta edição do Encontro Nacional dos Pontos e Cultura e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. No evento, não faltaram manifestações culturais, inclusive do Tocantins, revelando a multiplicidade da cultura brasileira.

A comitiva tocantinense, formada por 41 membros dentre eles artistas e gestores dos Pontos de Cultura do Estado, trouxe na bagagem novo ânimo e muitas idéias para serem desenvolvidas por aqui. Nos sete dias da Teia, o público pôde participar de seminários, painéis, debates, exposições e apresentações artísticas, num espaço de discussão política e cultural.

Para o subsecretário estadual da Juventude, Washington Ayres, que também participou do evento, “houve uma grande troca de experiências onde foi discutida a melhor maneira de construir e consolidar políticas públicas necessárias à valorização das nossas raízes culturais”.

Os Pontos de Cultura Tambores do Tocantins, de Porto Nacional e Aldeia Taboca Grande, de Palmas, representaram a cultura tocantinense durante a Mostra Artística da Teia 2010. Para se apresentarem na mostra, os artistas participaram de uma seleção que elegeu 88 atividades culturais entre as 590 inscritas.

Em meio à programação foram divulgados os nomes dos 52 novos integrantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, sendo eleito como representante do Tocantins, Odimar Guimarães, responsável técnico pelo Ponto de Cultura da Ajara - Associação de Jovens e Adolescentes de Araguaína e Norte do Estado do Tocantins.

Também durante a Teia 2010, o governo federal anunciou que os Pontos de Cultura terão um representante no Conselho Nacional de Política Cultural, órgão colegiado do Ministério da Cultura que visa propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Brasil. Os participantes do evento indicaram três nomes para ocuparem a cadeira, mas a palavra final será dada pelo ministro da cultura, Juca Ferreira, e só então será divulgado.


“Esta foi uma conquista para as associações contempladas pelo projeto dos Pontos de Cultura, que terão a partir de agora através desse representante a oportunidade de participar ativamente das decisões no que se refere à cultura do país”, comemorou o subsecretário Washington Ayres.


Ponto de Cultura

O Projeto Ponto de Cultura faz parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura e no Tocantins é gerido pela Secretaria Estadual da Juventude. Só no Estado, o valor destinado pelo governo federal é superior a 4 milhões de reais. Em contrapartida, o governo do Tocantins investiu recursos na ordem de 1,5 milhões para a execução do programa.


Através da Sejuv, o Ponto de Cultura beneficia 22 entidades sem fins lucrativos, selecionadas através de edital de chamada pública realizado em 2008. Em todo o Brasil existem cerca de 2,5 mil pontos, com possibilidade de ampliação neste ano.

Nenhum comentário: