Minha lista de blogs

sábado, 8 de maio de 2010

Casa do Pontal realiza seminário articulando patrimônio cultural e memória
Cultura viva -

O Museu Casa do Pontal, também Ponto de Cultura no Rio de Janeiro, uma das instituições culturais mais afetadas pelas chuvas de abril, reabrirá para o público em maio com a realização do Seminário “Patrimônio Cultural e Memória das Camadas Populares”.

O seminário abordará os processos de formação do patrimônio cultural, em suas dimensões material e imaterial, especialmente no contexto das camadas populares.A abertura, na manhã do dia 21 de maio, será com a mesa “Patrimônio Cultural: tensões e disputas no contexto de uma nova ordem discursiva”, composta pelas antropólogas e Regina Abreu e Angela Mascelani.

À tarde, a mesa “Memória, lugares e deslocamentos” reunirá as experiências de Antonio Carlos Pinto Vieira com a fundação do Museu da Maré e do músico Tião Carvalho com a organização de um boi maranhense - o Boi Brilho da Noite - no Morro do Querosene, em São Paulo.

No segundo dia do Seminário, Tião Carvalho e Juliana Prado, coordenadora do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal, ministram uma oficina de elaboração de propostas educativas e culturais que terá como principal foco a brincadeira do boi, suas diferentes leituras pelo Brasil e possibilidades de adaptação e recriação em contextos educativos.

A entrada é franca, mas é necessário se inscrever previamente, pois as vagas são limitadas. A oficina do segundo dia é voltada especialmente a estudantes de pedagogia e licenciatura, educadores e gestores culturais, pois tem como foco o desenvolvimento de ações nos campos da Educação e da Cultura, relacionadas à temática proposta, tendo como ponto de partida a arte popular brasileira.

Os seminários temáticos integram as ações do Programa Educacional e Social do Museu Casa do Pontal. Implementado em 1996, o programa tem como os objetivos de divulgar a arte popular brasileira e democratizar o acesso ao acervo de mais de 8.000 obras da instituição.

Informações e inscrições pelo e-mail producao@museucasadopontal.com.br ou pelos telefones (21) 2490.3278/4013

http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?p=1635

Nenhum comentário: