Minha lista de blogs

sábado, 8 de maio de 2010

Coleção Viva Cultura Viva é lançada com o objetivo de fomentar e ampliar a reflexão sobre a cultura Alquimídia -

Coleção Viva Cultura Viva é lançada com o objetivo de fomentar e ampliar a reflexão sobre a cultura
Alquimídia -

Os vídeos reúnem entrevistas e debates com profissionais de diversas áreas da cultura e estão disponíveis no site www.vivaculturaviva.org.br. O site também apresenta uma seção com conteúdos sobre Gestão Cultural.

A Coleção Viva Cultura Viva integra o projeto Prêmio Cultura Viva - Formação, uma iniciativa do Ministério da Cultura - MinC, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec. Composta por 11 vídeos (5 minutos cada um), seis debates (20 minutos cada um) e o site, a Coleção Vi va Cultura Viva tem por objetivo difundir conceitos e promover reflexões sobre questões contemporâneas relacionadas ao campo da cultura em suas diferentes dimensões, como por exemplo, o processo criativo, as artes, a educação, a sustentabilidade, as redes sociais e a participação cidadã.

Para a produção dos vídeos e dos debates foram gravados depoimentos e reflexões de profissionais relevantes em suas áreas de atuação como Alfredo Manevy, Ana Carla Fonseca, Antônio Augusto Arantes, Bernardo Toro, Célio Turino, Danilo Santos de Miranda, Gilberto Gil, Guti Fraga, Jailson de Souza e Silva, Juca Ferreira, Lala Deheinzelin, Ladislau Dowbor, Marta Porto, Renato Janine Ribeiro e Teixeira Coelho, entre outros.

Para a superintendente do Cenpec, Carminha Brant, os conteúdos apresentados pela Coleção Viva Cultura Viva não pretendem esgotar os temas propostos, mas sim estimular uma reflexão sobre questões contemporâneas do campo da cultura. O site foi pensado como uma ferramenta estratégica de difusão dos vídeos e debates, ampliando o acesso que a tiragem dos DVDs não alcança.

Um diferencial da Coleção Viva Cultura Viva está em seu website www.vivaculturaviva.org.br, que além dos vídeos e debates apresenta uma seção destinada ao tema Gestão Cultural e um Saiba Mais com informações complementares sobre os temas tratados em cada um dos vídeos.

Na seção Gestão Cultural o internauta tem acesso a uma apostila que apresenta subsídios para os processos de concepção, planejamento, elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos culturais. Com esse material pretende-se contribuir para o trabalho de gestores culturais, assim como fornecer material de apoio para a formação de agentes culturais.

Confira abaixo a sinopse dos vídeos e debates.

Sinopse dos vídeos

Vídeo 1: O que é Cultura?

Depoimentos: Alfredo Manevy, Danilo Santos de Miranda, Gilberto Gil, Juca Ferreira e Renato Janine Ribeiro.

A definição de cultura é múltipla. Nesse vídeo, personalidades debatem e apontam reflexões variadas sobre o tema. Desde o conceito primário da palavra "cultura", com ligação ao cultivo, até a distinção do significado de cultura a partir do século XX.

Para acompanhar a matéria completa clique: http://www.alquimidia.org/ganesha/index.php?mod=pagina&id=8578&grupo=24

Nenhum comentário: