Minha lista de blogs

segunda-feira, 14 de junho de 2010

VEM AI DIA 26 DE JUNHO NO SESC CAMPOS SUPERIORES - IMPERDIVEL

RELEASE




Superiores”



Misto de comédia e ficção científica, espetáculo de Miguel Thiré indicado ao Prêmio Shell fará temporada na Rede SESC.

O espetáculo trata de forma divertida e original uma relação de coexistência entre Humanos, pequenos insetos e extra-terrestres, embora sob perspectivas diferentes. Com nuances que vão desde a relação de poder e fracasso e a luta pela sobrevivência, ao ‘superego’ humano, a história consegue transformar o que pode parecer catástrofe em uma irreverente comédia que arranca gargalhadas do público e garante até ‘repeteco’ dos simpatizantes.

Direção e dramaturgia de Miguel Thiré regem o original trabalho do grupo In-Animados. Com quase dois anos em cartaz na zona sul carioca, “Superiores” abril a temporada 2010 , no prestigiado Espaço Parlapatões, em São Paulo, cumprindo temporada em janeiro e fevereiro.

A presença constante e criativa de ‘cortes cinematográficos’ garante a dinâmica e o sincronismo das cenas. Os atores formam três grupos de personagens e ficam no palco durante todo o tempo, se revezando em uma seqüência de participação e envolvimento com cada quadro. Passando de homens e mulheres a foguetes, árvores e óvnis, os atores brincam com a imaginação dos espectadores a cada ‘piscar’ de luzes. Além disso, não há cenografia e o grupo usa todo seu talento para representar história irreverente de Thiré.

A criatividade, que está presente em todos os aspectos da peça, não poderia faltar na sonoplastia. Regida pelos próprios In-animados, ela estabelece um contraponto uma seqüência de sons como onomatopéias, sopros, batidas ritmadas e os próprios diálogos, que pontuam o espetáculo com compasso irreverência.

Com um roteiro elaborado a partir de improvisações e muito trabalho, o Grupo In-animados foi indicado ao Prêmio Shell 2007, na categoria especial pelo trabalho de pesquisa teatral desenvolvida em “Superiores” . O espetáculo recebeu ainda, no II Festival Nacional de Campos dos Goyatacazes os prêmios de melhor direção, iluminação (Felipe Lourenço) e ator (Paulo Mathias Jr.).

Se bem dizem: talento é coisa que se herda. E Miguel Thiré não foge à regra. Ator e diretor segue os passos brilhantes de sua avó ,Tônia Carrero, e de seu pai, o ator e diretor Cecil Thiré. Como ator, participou de inúmeras novelas e espetáculos teatrais como Dois pra Viagem, ao lado de Mateus Solano e, atualmente Macbeth, dirigido por Aderbal Freire Filho, com Renata Sorrah no elenco. Com tantos bons exemplos por perto era de se esperar que Miguel também fosse se arriscar na área. Estreou, como diretor, no teatro brasileiro com o já sucesso de critica “Superiores”.

Segundo o próprio, várias são as surpresas preparadas para o público. O texto do espetáculo, por exemplo, foi todo adaptado a uma linguagem de Bs, Cs, etc., definidas por cada ator. “O texto existe, embora o público não saiba. Na linguagem do B. eu diria essa mesma frase assim: ‘Blo blesbo besblite, blembloba blo blúblibo bão blaiba’ “ , explica o diretor, referindo-se a linguagem adotada durante a peça para dificultar a revelação do mistério principal da trama.

“Pesa muito para a qualidade do todo o tom informal e íntimo com que os personagens se comunicam, rico em inflexões reconhecíveis como do cotidiano do português brasileiro, além de irretocáveis quando enveredam para a política. “Superiores” é uma experiência bem pesquisada, bem executada e bem sucedida”. Bárbara Heliodora, Jornal O Globo, 20 de abril de 2006

Se há uma fórmula que Superiores segue à risca a de que é melhor fica pro final: a revelação do grande mistério do universo. Imperdível! Superiores!

Serviço:



Peça: “SUPERIORES”

Direção e dramaturgia: Miguel Thiré

Com: Grupo In-animados: André Torres, Cacau Berredo, Fernando Melvin, Jorge Neves, Marcelo Dias, Marcelo Cavalcanti, Marcelo Gonçalves, Paulo Mathias Jr. e Viviana Rocha.

Duração: 70 min


Nenhum comentário: