Minha lista de blogs

segunda-feira, 14 de junho de 2010

OFICINA NO SESC CAMPOS COMEÇA ESTA SEMANA

O Programa Experimentação Cênica surge a partir da necessidade de se instalar uma programação sistemática de experimentação teatral na unidade do SESC Campos.

Desenvolvimento de diferentes abordagens relativas à montagem de espetáculos e todas as demais expressões utilizadas no palco: dança, música, expressão corporal, sombras, iluminação, coreografia e cenografia.

Público alvo:

Jovens a partir de 16 anos e adultos interessadas em artes cênicas.
Parceria:
Grupos e Companhias de teatro da cidade, região e eixo Rio - São Paulo.



Módulo II

O ATOR NA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

Com Rodolfo Mesquita e Julia Spadaccini

OBJETIVO

O Ator na Dramaturgia Contemporânea tem o objetivo de produzir discussão e interatividade a respeito do fazer teatral contemporâneo, proporcionar a democratização do que está sendo fomentado pela nova geração. Para tanto, o idealizador da oficina, professor e ator Rodolfo Mesquita, convidou a jovem dramaturga Julia Spadaccini para participar da empreitada, escrevendo especialmente para os participantes. As aulas serão iniciadas com exercícios corporais, integração grupal, reconhecimento do espaço e desinibição. Depois do reconhecimento dos limites corporais daremos início a improvisações que partirão de jogos teatrais sempre estimulando a criatividade e o universo pessoal de cada um. Nessa oficina daremos ênfase à importância do cotidiano e de sua transformação através da expressão artística. A oficina proposta não visa especificamente à formação de atores, mas uma maior compreensão de que através da arte conteúdos internos poderão ser experimentados e sublimados a fim de garantir aos participantes maior contato com suas próprias possibilidades de criação. Proporcionando a todos a certeza de que sempre podemos dar vazão as nossas realizações.

INICIAÇÃO DO ATOR PARA A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM.

Descrição:

Nessa primeira etapa, o professor irá fornecer material suficiente para que o ator possa se preparar para iniciar um processo de construção da personagem.

Conteúdos:

• Reconhecimento do espaço cênico

• Preparação corporal, despertar e reconhecer o corpo

• Trabalho de voz, dicção e projeção.

• Leituras dramatizadas de textos contemporâneos

• Despertar a sensibilidade para outras formas de comunicação que não a fala, utilizando-se de recursos cênicos.

IMPROVISAÇÕES SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS

Descrição:

Momento em que os atores escolhem temas atuais e são conduzidos para improvisações que levarão à dramaturgia final.

Conteúdos:

• Entrar em contato com jogos cênicos a partir de temas atuais.

• Improvisação, ampliando a possibilidade de criar a partir da intuição.

• Estimular a criação de improvisos a partir de depoimentos pessoais

• Debates sobre a atualidade que serão levados para a cena.

No meio dessa fase haverá a participação da jovem dramaturga

Julia Spadaccini que irá debater com os participantes sobre a nova dramaturgia e assistir as improvisações para criar o texto final a partir do que foi mostrado.

MONTAGEM DO TEXTO CRIADO A PARTIR DAS IMPROVISAÇÕES

Descrição:

Com o texto pronto, essa será a fase em que os participantes usarão os instrumentos aprendidos e serão encaminhados para a realização da peça. Além disso, eles participarão ativamente na criação de figurinos, cenário e sonoplastia. No final desse período ocorrerá uma apresentação.

Nenhum comentário: