Minha lista de blogs

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BOLETIM DO LIVRO E DA LEITURA

Edição nº 223 - 13 a 19/09/2010




                                                      Direito autoral I



Baseando-se nos resultados da Consulta Pública realizada pelo Ministério da Cultura sobre a modernização da Lei de Direito Autoral, o ministro Juca Ferreira apresentou, no último dia 9, a “necessidade de transparência no sistema de arrecadação e a criação de uma unidade administrativa para mediação de conflitos” como as principais modificações aprovadas pela sociedade civil. Também destaca “solicitações de aperfeiçoamento nos itens que tratam sobre o uso das obras intelectuais para fins educacionais e como recurso criativo, além da necessidade de aprimoramento das propostas da legislação autoral para a área da rede mundial de computadores”.



                                                                   Direito autoral II



No dia anterior, o diretor-presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Jorge Yunes, e o representante da Abril Educação, Éktor Passini, levaram ao ministro Juca Ferreira suas sugestões para a modernização da Lei de Direitos Autorais. Uma das principais observações da Abrelivros, segundo o site do MinC , é o problema enfrentado pelos estudantes, argumentando que o “anteprojeto de lei esbarra na fragilidade da implantação e da fiscalização dos agentes envolvidos na cadeia de reprodução e de distribuição pecuniária dos direitos autorais”.



                                                     Ferreira Gullar, 80 anos



Ferreira Gullar completou 80 anos na última sexta, 10 de setembro. E o mês reserva outras comemorações para o poeta , já que ele acaba de lançar Alguma Parte Alguma, seu primeiro livro de poemas inéditos após 11 anos. E, no dia 16, recebe o Prêmio Camões, um dos mais prestigiados da literatura de língua portuguesa. Em seu Blog hospedado no Portal do Estadão , o jornalista Ubiratan Brasil comenta: “Gullar tem fama de mal humorado. Não sei o motivo, pois nossas conversas sempre foram marcadas por muitas risadas. Gullar tem o típico humor mordaz, aquele que vê graça em desgraça.” Confira a seção favoritos desta edição.



                                                 Ana Maria Machado leva o Prêmio Príncipe Claus



A escritora Ana Maria Machado foi uma das 11 personalidades contempladas com a premiação holandesa Príncipe Claus, edição de 2010. Como lebra o jornal O Dia , “anteriormente, outros artistas brasileiros de diferentes áreas já foram contemplados: Ferreira Goulart (Poesia), Jaime Lerner (Urbanismo) e Cildo Meireles (Artes Visuais)”.



                                                             Man Booker Prize



Os seis finalistas do Man Booker Prize for Fiction são Parrot and Olivier in America, de Peter Carey; Room, de Emma Donoghue; In a Strange Room, de Damon      Galgut; The Finkler Question, de Howard Jacobson; The Long Song, de Andrea Levy; e C , de Tom McCarthy. O vencedor será anunciado no dia 12 de outubro, em Londres.



                                                                  Prêmio Alemão do Livro



A Associação do Comércio Livreiro Alemão divulgou a lista dos finalistas ao Prêmio Alemão do Livro de 2010. Dos 148 títulos analisados, foram selecionados: Georgs Sorgen um die Vergangenheit oder Im Reich des heiligen Hodensack-Bimbams von Prag, de Jan Faktor; September. Fata Morgana, de Thomas Lehr; Tauben fliegen auf, de Melinda Nadj Abonji; Andernorts, de Doron Rabinovici; Rabenliebe, de Peter Wawerzinek; e Dinge, die wir heute sagten , de Judith Zander. O vencedor será conhecido em 4 de outubro, durante a Feira do Livro de Frankfurt.


Escola de Teatro da Baixada

Venha fazer parte da primeira Escola de Teatro da Baixada – Totalmente gratuita!!

Inscrições pelo e-mail cetateatro@yahoo.com.br bastar enviar nome, endereço e telefone e colocar no Assunto: inscrição CBTIJ.

Local: FAC – Fundação de Apoio a Cultura - Centro de São João de Meriti após a Igreja Matriz.

O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens

È um curso de Formação Teatral de duração de 18 meses subdivididos em seis ciclos de três meses composta das seguintes disciplinas: Interpretação Teatral, História do Teatro Brasileiro e sua Dramaturgia para Infância e Juventude, Expressão Corporal e Técnicas Circenses e Técnicas Teatrais. O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens atenderá 04 turmas com 25 (vinte e cinco) alunos a partir da faixa etária de 18 aos 29 anos, atendendo a nova categorização de Juventude adotada pela Secretaria Nacional da Juventude.

O CBTIJ em Ação – Teatro para Jovens terá o seguinte funcionamento semanal: as aulas ocorrerão aos sábados e domingos em turno único das 09 horas ás 13horas As aulas terão duração de noventa minutos por turma somando dois tempos diários e as turmas funcionando simultaneamente. A grade curricular apresenta as seguintes Disciplinas: Interpretação Teatral - Capacitar o aluno em técnicas de representação baseados nos Métodos de: Análise Ativa de Eugênio Kusnet e Jogos e Improvisação Teatral de Viola Spolin; Expressão Corporal e Técnicas Circenses - Capacitar o aluno em técnicas de Expressão Corporal e Circense; Técnicas Teatrais - Introduzir o aluno em diversas técnicas teatrais como : teatro de rua, bonecos, animação, contação de historia, lendas e contos indígenas e africanos e danças populares brasileira; História do Teatro Brasileiro e sua Dramaturgia para Infância e Juventude - Introduzir o aluno na História e universo da Dramaturgia Nacional com o foco na Infância e Juventude. Os últimos seis meses são dedicados aos ensaios, produção e temporada do espetáculo de Formatura tendo como proposta inicial a escolha entre esses três textos: "Tribobó City" de Maria Clara Machado, "Capitães de Areia" de Jorge Amado e "A mais valia vai acabar" de Oduvaldo Viana Filho.

Corpo Docente

Coordenador e Professor Lino Rocca – premiado Diretor Teatral formado pela Uni-Rio em Bacharel em Artes Cênicas com especialização em Direção teatral -1994 e Pós-Graduando em Produção Cultural com ênfase em Literatura Infantil pelo IFRJ de Nilópolis- 2010.

Professora Vânia Santos – premiada atriz "baixadense" formada pela Escola Nacional de Circo e com vivencias com alguns dos mais importantes grupos teatrais brasileiro como Lume, Sobrevento, Tá na Rua, Cia do Pequeno Gestos, Teatro Anônimo.

Professores convidados:

Amir Haddad, Licko Tuller, Junior Perim, Richard Riguetti, João Carlos Artigos, Antonio Guedes, Ediélio Mendonça, Abílio Ramos, André Porfiro, Leandro Santana, Adriano Evangelista, Beto Gaspari, Antonio Mariano, Jéssica Rangel, entre outros.



ENCONTRO: PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES CÊNICAS E

Convidamos a todos e todas a inscreverem seus trabalhos para a seleção de apresentação de trabalhos artísticos e científicos para apresentação noENCONTRO: PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES CÊNICAS E AUDIOVISUAIS a realizar-se na cidade de Maceió nos dias 03 a 09 de outubro de 2010no SESC Centro Teatro Jofre Soares e Espaço Cultural Linda Mascarenhas.Para tanto devem enviar resumo do trabalho para o endereço eletrônico nace_pesquisa@yahoogrupos.com.brOs trabalhos podem ser teórico reflexivos e/ou prático


Obs: a comissão organizadora do evento informa que a inscrição, apresentação e participação é gratuita, no entanto não será disponibilizada passagem, alimentação, estadia ou transporte de materiais cênicos para os integrantes dos trabalhos aceitos.



ENCONTRO: PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES CÊNICAS E

ÁUDIOVISUAIS



NACE/ UFAL/SESC/ESPAÇO CULTURAL LINDA MASCARENHAS



03 A 09 DE OUTUBRO 2010



conferências -

mini-cursos – apresentações cênicas – projeções de filmes







Visa promover o pensamento de artistas, pesquisadores, estudantes

de Artes Cênicas, Cinema e educadores para além do fato artístico em si e

propõe a discussão e análise do processo de criação da obra, para desenvolver a

prática da sistematização deste saber, assim as comunicações das pesquisas

cênicas acontecerão no sentido de abranger os diferentes agentes do

acontecimento cênico – diretores, encenadores, coreógrafos, escritores,

cenógrafos, músicos, atores, bailarinos, maquiadores, revelando procedimentos

de investigação bastante variados e enriquecedores, pois cada grupo selecionado

para a apresentação cênica fará também uma comunicação sobre seus processos

criativos.



O processo criativo da obra nos interessa porque ser criativo

é qualidade inerente ao ser humano. A relação da humanidade com o mundo deriva

de processos criativos, na medida em que as pessoas formam as suas experiências

e, para que isto aconteça, necessitam compreender, elaborar, ordenar e expressar

as experiências (Ostrower:1989). É um processo de conhecimento, do qual a

criação artística participa como uma forma de expressão.



Queremos investigar o processo de criação e conhecê-lo para

perceber o que ele possibilita para o ser humano na linguagem artística e na

convivência com o outro, compreendendo que o ato cênico e artístico propicia o

encontro humano. A atividade de pesquisa pode relatar a realidade criadora explicitando

as transformações da corporalidade/emocionalidade no percurso da criação,

enfatizando a importância das interações com os outros companheiros de vivência

e, também, com o meio. A arte cênica contemporânea está muito além de seu

resultado artístico, do produto apresentado, e este assunto é de fundamental

importância no processo educativo do ser humano.



Em parceria com o SESC, Espaço Cultural Linda Mascarenhas o

NACE-Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas da UFAL realiza O ENCONTRO:

PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES CÊNICAS E ÁUDIOVISUAIS COM CARÁTER

INVESTIGATIVO DE PESQUISA SOBRE OS PROCESSOS CRIATIVOS DAS MONTAGENS CÊNICAS E

FILMES APRESENTADOS.

1 ª FEIRA DO BEM VIVER -GRUPO FAZ DE CONTA PARTICIPA

Dia 25 - Palco


9hAbertura

Cláudia Eleonora

9:30hR.S.E (Reequilíbrio Somato Emocional)

Flávio Luna

10:30hTeatro no Divã

CIA Trampo Arth

11hPalestra sobre "A importância do Humor para qualidade de vida"

Leandro Hassum



12:00h - 13:30h

Pausa

13:30hApresentação de Capoeira

Algodão

14hGinástica

Cel. Dr. Leonardo Ferraz

15hOficina de Dança Oriental

Espaço Padma

16hPalestra "Acupuntura Aplicada à Obesidade"

Ana Paula Fragoso

17hApresentação Musical

Cris Dalana

18hEncerramento

Cláudia Eleonora

Dia 25 - Stands

Mais Mulher

Manhã - Drenagem Linfática Facial

Drª Cássia Teixeira



Tarde - Massagem relaxante

Bárbara Caroline



Mais Mulher

Make up e Sobrancelha

Michelle Oliveira



RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Como higienizar os alimentos que contém agrotóxico

(tomate, morango, batata, uva, etc)

Coleta seletiva em casa. Destino do óleo de cozinha

Lucas, Fernanda e Rogério



MAIS SAÚDE

SPA RELAX

SPA da Pele



MAIS SAÚDE

Orientação sobre Diabetes

Drogaria Cesar



PAIS E FILHOS

Manhã - Massagem do bebê

Tereza Carmelita



Tarde - Teatro Infantil

Intérpretes da Alegria



PAIS E FILHOS

Salesiano

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nintendo Wii na reabilitação

Clínica Isecensa



ARQUITETURA PARA TODOS

Manhã - ColeArte

Roberta



Tarde - Arquitetura Ecológica e Sustentável

Viviane Daher



ARQUITETURA PARA TODOS

Paisagismo

Danielle e Bosque das Acácias



ESPAÇO JOVEM

A importância de um segundo idioma

Intercultura



ESPAÇO JOVEM

Escalada Indoor

WORKSHOP

Verificação de pressão, tipo sanguineo, fator RH, glicemia

Secretaria de Meio Ambiente

Distribuição de mudas

Secretaria de Meio Ambiente



Dia 26 - Palco

9hAula de Body Kombat

Nova Estação

10hPalestra sobre Diabetes

Cel. Dr. Leonardo Ferraz

11hTeatro Infantil

Intérpretes da Alegria



12:00h - 13:30h

Pausa

13:30hTeatro - Esquete

Grupo - Caixola de Baco

14hPalestra "Gerenciamento do Stress"

Luciane Mina

15hOficina de "Dança de salão"

Casa de Dança Beatriz Petrucci

16hPalestra sobre "A importancia da atividade física e relacionamento humano"

Alberto Bial

17hApresentação Musical

Maria Fernanda Crispim

18hEncerramento

Cláudia Eleonora

Dia 26 - Stands

Mais Mulher

Manhã - Make-up, Sobrancelha

Michele Oliveira



Tarde - Massagem relaxante

Bárbara Caroline



Mais Mulher

Manicure, Pedicure, Sobrancelha, Escova

Embelleze



RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Como higienizar os alimentos que contém agrotóxico

(tomate, morango, batata, uva, etc)

Coleta seletiva em casa. Destino do óleo de cozinha

Lucas, Fernanda e Rogério



MAIS SAÚDE

SPA RELAX

SPA da Pele



MAIS SAÚDE

Orientação sobre Diabetes

Drogaria Cesar



PAIS E FILHOS

Manhã -

Luciane Mina



Tarde - Grupo Faz de Conta


Iara Lima



PAIS E FILHOS

Salesiano

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Tarde - Ecoterapia e terapia ocupacional

Sr. Antônio Freitas



ARQUITETURA PARA TODOS

ColeArte

Roberta



Paisagismo

Danielle e Bosque das acácias



ESPAÇO JOVEM

A importância de um segundo idioma

Intercultura



ESPAÇO JOVEM

Escalada Indoor

WORKSHOP

Verificação de pressão, tipo sanguineo, fator RH, glicemia

Secretaria de Meio Ambiente

Distribuição de mudas

Secretaria de Meio Ambiente

domingo, 19 de setembro de 2010

BOLETIM LIVRO E LEITURA

Prêmio Vivaleitura




O Prêmio Vivaleitura 2010 contabilizou 1.776 inscrições. Na categoria 1, Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, concorrem 193 projetos; na 2, Escolas públicas e privadas; 902 projetos; e na 3, Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais, 681 projetos. São Paulo foi o estado com mais inscritos (323), seguido por Minas Gerais (200), Rio Grande do Sul (147) e Rio de Janeiro (140). Para a fase final da premiação, informa o site do Prêmio , a “comissão avaliadora selecionará 5 projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros”.



Conselho argentino de leitura



Nesta segunda, 18 de agosto, o governo argentino assina convênio interministerial que dá início às atividades do Consejo Nacional de Lectura, que já vai realizar uma pesquisa de leitura em todo o país. Em outubro os dados devem estar disponibilizados no site, oferecendo um Mapa Nacional de Lectura, com informações sobre bibliotecas escolares, especializadas, populares, livrarias e periódicos digitais. A criação do conselho de leitura visa articular as ações e recursos em uma mesma instância que integre os programas e planos de leitura já existentes.



Fórum PNLL e Seminário de Bibliotecas



Durante 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, mais precisamente entre os dias 19 a 21 de agosto, acontece o III Fórum do PNLL e o III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias . Tal como nas edições anteriores, o evento vai reunir profissionais e pessoas interessadas em compartilhar experiências, interagir com novos projetos, integrar-se com novas ações, conhecer novas alternativas de atuação e enfrentar novos desafios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui .



Preços dos livros em queda



Foi apresentada no último dia 10 pesquisa sobre o setor livreiro realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) com a coordenação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/ USP). Destaque para tendência de preços de queda e o aumento das vendas. Os dados divulgados no site da CBL mostram que “a venda de livros cresceu, em Reais, 4,3% e, em exemplares vendidos, 8,3%”. Também houve um aumento de 5% entre os lançamentos de títulos de autores nacionais.



Diagnóstico do setor livreiro



E há mais dados disponíveis sobre o mercado editorial. A Associação Nacional de Livrarias publicou em seu site o Diagnóstico do Setor Livreiro 2009 , que foi apresentado na 20ª Convenção Nacional de Livrarias, realizada na última semana em São Paulo. O Diagnóstico mostra que existem no Brasil 2.980 livrarias, número cerca de 11% superior ao último levantamento. Entre os itens avaliados, estão o empregos gerados; os temas mais vendidos; a modificação no perfil de livrarias; patamares de informatização das empresas; a quantidade de vendas realizadas pela internet; a distribuição geográfica dos estabelecimentos; e o número de habitantes por região.



Olimpíada de Língua Portuguesa



Terminou nesta segunda, 16 de agosto, a fase de produção de textos nas salas de aula e a seleção nas escola para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2010. Agora, até o dia 3 de setembro, “a produção literária da escola deve ser enviada para a comissão municipal, instância que avalia os materiais da sua rede e seleciona até 15 textos para a etapa estadual”, informa o site do Ministério da Educação. A Olimpíada de Língua Portuguesa conta este ano com a participação de 239 mil professores de escolas públicas da educação básica.



Direito autoral



O Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI) divulgou um estudo analítico do anteprojeto que altera a Lei de Direito Autoral. Segundo o estudo, conforme registra o site do Ministério da Cultura, “a Lei de Direito de Autor em vigor no Brasil contém sérias imperfeições”. Com o alcance do equilíbrio proposto pelo anteprojeto, os juristas afirmam que “os ganhadores serão todos aqueles que compõem a sociedade brasileira, o que inclui também os autores.” O documento do IBPI também destaca os usos livres, previstos no anteprojeto, cuja proposta, na visão dos juristas, é “servir à liberdade de informação”. O direito individual - neste caso, o do autor - deve estar em harmonia com o direito coletivo constitucional de acesso à cultura e ao conhecimento.





Como Vencer a Pobreza e a desigualdade"

Como Vencer a Pobreza e a desigualdade"



REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES



Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para Professores. Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases. REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES



Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade'

Por Clarice Zeitel Vianna Silva

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ





'PÁTRIA MADRASTA VIL'

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.

Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.

O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.

Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.

A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.

E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!

É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!

A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.

Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?

Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.

Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?

Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.

Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?







Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.

Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'



A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.




















ENCONTRARTE

sábado, 4 de setembro de 2010

Cine Café às 7 Mostra A Comédia no Cinema

SESC CAMPOS APRESENTA
Apresenta

Cine Café às 7
Mostra A Comédia no Cinema

Sextas, às 19h
Classificação livre
Entrada franca
Local Espaço Multimídia

Dia 10 de setembro
Trapaceiros
Grupo planeja roubo cavando túnel partindo de sua loja de biscoitos. Fracassa, mas os biscoitos tornam-se um sucesso. De Woody Allen, com Woody Allen, Tracey Ullman e Hugh Grant. EUA, 2009. 94 min.

SESC Campos CONVIDA

O SESC Campos convida
Exposição ARTE BRASIL: UM GIRO EM NOSSA HISTÓRIA
 ABSTRAÇÃO INFORMAL
Abertura: 02 de setembro (quinta-feira) às 19h
Exposição: terça a sexta-feira - 12h às 21h
                       sábados e domingos - 9h às 18h.
             O projeto Arte Brasil – Um giro em nossa história, iniciativa do SESC Rio, constitui um panorama didático da arte brasileira ao longo dos séculos XIX e XX. Depois de apresentar as exposições sobre o Academismo, o Modernismo, e a Abstração Geométrica, a instituição retorna agora com a Abstração informal, dando seqüência aos principais movimentos e períodos da produção artística nacional.
            A proposta deste projeto de iniciação à história da arte é trabalhar com reproduções de obras feitas a partir de fotografias de alta resolução com vistas a divulgar o conhecimento de nossa arte brasileira.
            Essa nova arte, que recebeu diversas denominações – arte informal, tachismo, abstracionismo lírico – apresentava formas vagas e dissolvidas, que partiam direto das pulsões do inconsciente, frutos do acaso com que as tintas eram lançadas sobre a tela. Espontâneas e emocionais, as telas da abstração informal priorizavam o lirismo, ou seja, o “eu” sentimental e instintivo do artista, em detrimento das faculdades intelectuais e da razão.
            A curadoria é de Ligia Canongia.
As visitas mediadas para grupos e instituições acontecerão de 03 a 30 de setembro e podem ser agendadas com Vera pelos telefones (22) 8117-5398 ou (22) 8117-5398 ou e-mail:  vera_plet@yahoo.com.br
SESC Campos
Av Alberto Torres, 397, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, Fone (22) 2725-1210
Vera L. Pletitsch
vera_plet@yahoo.com.br
veralpz@uenf.br
(22) 2723-5593
(22) 8117-5398
(22) 2724-3471 (Pólo Regional Arte na Escola - UENF - CCVM)
TEATRO SESI CAMPOS                                                                 APRESENTA
 
 
Vencedor do prêmio APTR de melhor autor.
Vencedor do prêmio Qualidade Brasil de melhor direção teatral comédia.
Transformado em seriado, com estréia marcada para novembro na Tv Globo.
 
 
                                                  Dia: 10/09/2010 (Sexta-Feira)
                                                  Horário: 20 horas
                                                  Local: Teatro SESI Campos
                                                  Capacidade Limitada: 200 espectadores
                                                  Ingressos: R$ 15,00(inteira)
                                                  R$7,50 (Meia/ estudantes – idosos e sócios)

 
Sucesso de crítica e público, Clandestinos volta ao cartaz no dia 10 de agosto agora no Teatro Leblon, Sala Fernanda Montenegro.
Escrito e dirigido por João Falcão, Clandestinos é uma comédia baseada nas histórias de jovens artistas em busca da grande chance. No palco, diversos personagens surgem da imaginação de um autor que se vê às voltas com suas criações e criaturas. Cada um tem uma história diferente, mas os sonhos são mais ou menos o mesmo: fazer sucesso no mundo do teatro, do cinema e da televisão.
Uma comédia onde o mundo do showbiz é retratado pelo ponto de vista de quem está à margem desse mundo, fora de cena, louco para entrar.
Os “clandestinos são os quase famosos que, enquanto o sucesso não chega, fazem bico, figuração, teste para comercial, ensaiam uma peça, trabalham numa loja, estudam, acreditam no futuro, cantam, dançam,penduram o aluguel, se apaixonam, se confundem, sentem saudades, se metem em ciladas, ou seja, são jovens.
 
SOBRE O PROJETO
 
Em maio de 2008, o diretor João Falcão convocou, através do site www.clandestinos.art.br, jovens artistas a participarem das oficinas gratuitas de dramaturgia, criação de personagens e interpretação ministradas por ele e colaboradores no Teatro Glória, no Rio de Janeiro, cujo foco principal era a escalação e  preparação do elenco para o espetáculo Clandestinos, primeira montagem da Companhia Instável de Teatro.
 
Foram mais de 3000 candidatos. Jovens de diversas partes do Brasil, artistas com as mais diversas experiências, e após uma série de testes e oficinas, 14 atores foram selecionados para o elenco.
O sucesso foi tanto que a Tv Globo convidou o diretor João Falcão para transformar a peça em seriado de TV. Com o mesmo elenco e baseado na mesma história, o seriado estréia em novembro na Tv Globo.
 
Todo o processo, desde o primeiro teste, está sendo registrado e será transformado em documentário, com lançamento previsto ainda para este ano (trailer - http://www.youtube.com/watch?v=xQZB3VrJ4D4)
 
 
JOÃO FALCÃO – Autor e diretor
 
 
João Falcão começou sua carreira teatral em 1980 e se tornou um dos diretores e dramaturgos mais importantes e premiados dos últimos anos. Escreve, dirige e compõe canções para teatro, televisão e cinema.
        
Para a TV Globo, adaptou e dirigiu, dentre outros, os especiais “O Coronel e o Lobisomem” e “O Homem que Sabia Javanês”. Criou e dirigiu os programas “Homem Objeto”, “Sexo Frágil”, “Programa Novo”, a série “7 pecados” exibida no programa Fantástico e escreveu episódios para a série “Os Normais”.
Sua parceria com Guel Arraes na TV Globo produziu alguns dos melhores momentos da televisão brasileira, como as séries “A Comédia da Vida Privada” e “Auto da Compadecida”.
 
Em teatro o primeiro espetáculo dirigido no Rio de Janeiro foi o clássico de Moliére, estrelado por Marco Nanini, “O Burguês Ridículo” em parceria com Guel Arraes no ano de 1996, Prêmio Sharp de Melhor Espetáculo. Em 1998 escreveu, dirigiu e musicou a peça “A Dona da História”, especialmente para Marieta Severo e Andréa Beltrão. No mesmo ano escreveu e dirigiu o seu primeiro monólogo “Uma Noite na Lua” estrelado por Marco Nanini e foi vencedor dos Prêmios Shell e Sharp nas categorias Melhor Autor e Melhor Diretor. Repetiu a parceria com Marco Nanini e Marieta Severo  em “Quem tem medo de Virgínia Wolf” em 2002.
 
Adaptou para o teatro e dirigiu o romance de Adriana Falcão “A Máquina”, e em 2006 transformou-o em filme. No mesmo ano dirigiu seu segundo longa-metragem, “Fica Comigo esta Noite”. Assinou o roteiro do filme “A Dona da História” de Daniel Filho. Escreveu e dirigiu o musical “Cambaio”, parceria com Chico Buarque, Edu Lobo e Adriana Falcão. Adaptou e dirigiu “O Pequeno Príncipe”, com Luana Piovani, vencedor dos Prêmios Qualidade Brasil, Criança do Brasil e Coca-Cola, “Dhrama” com Alinne Moraes e Oswaldo Mil, “Ensina-me a Viver” com Gloria Menezes, vencedor do Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Espetáculo de 2008. Em 2009 recebeu o prêmio APTR de melhor Autor com o espetáculo “Clandestinos” e o prêmio Qualidade Brasil como melhor diretor teatral de comédia. Atualmente adapta e dirige o espetáculo “Clandestinos” para um seriado na Tv Globo.
 
 

DESTAQUES DA CRÍTICA CARIOCA

 
“É um prazer ver um trabalho bem executado, disciplinado, consciente do valor do trabalho em conjunto. Parabéns !”                              Bárbara Heliodora, O Globo
 
 “... João Falcão escreveu uma comédia deliciosa...” "Sem dúvida, estamos diante de um dos melhores espetáculos da temporada, provavelmente o mais surpreendente e que merece ser prestigiado de forma incondicional pelo público carioca..." "... o grande mérito de Falcão foi ter criado uma história que, aproveitando os sonhos daqueles que ainda estão fora do mercado, o ironiza de forma implacável, chegando a um produto final extremamente crítico, mas, ao mesmo tempo, muito engraçado e cheio de humanidade."
 Lionel Fischer, Tribuna da Imprensa
 
"Clandestinos tem uma qualidade que está em falta no teatro brasileiro: a força é do coletivo."..."Todos eles têm sua hora de brilhar, seu grande momento... O resultado disso tudo é uma alegria generalizada no palco." "E o sucesso de Clandestinos é tanto que a temporada será prorrogada. Não dá pra perder!"
"João Falcão é sinônimo de coisa boa!"
Leonardo Bruno, Jornal Extra
 
 "Com um ritmo preciso, o cômico e o lírico se mesclando com perfeição, o espetáculo é um show de talento. Assisti-lo, um prazer inesquecível...”
“ É, talvez, o maior acontecimento teatral brasileiro dos últimos anos"
Braz Chediak, site Brasil Pandeiro