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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atenção

Prezados colegas,

para quem não sabe, o Minc acaba de publicar, junto com a FGV uma tabela de
valores indicativos para análise de projetos na Lei Rouanet.

No inicio acreditei que fosse algo realmente necessário e que a iniciativa
fosse colaborar com nosso processo de produção.

Pois a declaração do secretário Henilton Menezes foi:
“A proposta não é engessar e sim servir como parâmetro, em torno do qual
deverão gravitar os valores aprovados. Caso o proponente apresente valor
discrepante ao divulgado na pesquisa, deverá justificar o motivo junto ao
MinC, visando à coerente aplicação dos recursos públicos”, explicou Menezes

Pois bem, a tabela é aviltante. Principalmente para atores. Quem elaborou
tal documento deixou o ator, o principal envolvido em uma produção teatral,
com um valor abaixo do contra-regra. Ou seja, eu terei de justificar em
minhas proximas produções que quero pagar decentemente o elenco!

Veja bem, acredito que a tabela considere que o artista ganha porcentagem de
bilheteria e, portanto, tenha um acréscimo após a estreia. No entanto, o
periodo de ensaios é o mais desgastante para o ator que trabalha,
geralmente, todos os dias. Ou seja, deixá-lo ganhando miseravelmente neste
período é um absurdo. A tabela perpetua a distorção de que o ator é sempre o
menos remunerado. Muitas produções tem lindos cenários, ótimos figurinos e
atores mal remunerados. Tudo é mais importante que o ator. Um absurdo é a
política pública corroborar com esse pensamento!

Veja abaixo alguns valores

Ator: R$ 399,78 por semana
Figurante R$ 346, 00 por semana.  ou seja quase a mesma coisa!
Contra-regra : R$ 419,00 por semana.
Iluminador (que pode trabalhar concomitantemente em várias produções)R$
1.700,00 por semana
Figurinista (idem) R$ 1.400 reais por semana!
Cenógrafo (idem) R$ 1563,00 por semana
Cenotécnico (idem) R$ 951,00 por semana
Costureira R$ 439,00 por semana.
Cabelereiro R$ 439,00 por semana.
Camareira: R$ 642,00 por semana.
Um operador de luz R$ 536 por semana e um operador de som R$ 942 por semana
(inclusive os valores estão invertidos, pois o operador de luz, geralmente,
ganha mais que o de som!).
Um cantor ganha por apresentação R$ 900,00! E por que atores têm que ganhar
tão pouco?

Qual a justiça em pagarmos aqueles que mais se dedicam à obra com valores de
bilheteria, enquanto os demais são remunerados decentemente pela verba de
patrocínio?

Se considerarmos um espetáculo com preços populares e em uma sala pequena:
uma platéia de no máximo 100 pessoas por noite a um valor médio de 10 reais
o ingresso (preços populares, contando com a meia entrada obrigatória, que
sai do nosso bolso!), pagando 10% de bilheteria ao ator (o que para uma
produção com muitos personagens é inviável) o elenco receberia por semana um
complemento aos 400 reais de mais 300 reais por semana. Isso em um cenário
super positivo, com lotação esgotada! É justo?

Infelizmente não podemos nos basear no mercado atual, pois a classe teatral
ainda depende muito dos incentivos e quando não consegue acaba por não se
remunerar decentemente. Ou seja, se analisarmos a maioria das produções
atualmente não recebem incentivo, logo pagam mal os profissionais!

Acredito que a Lei Rounet, mantendo esses valores, continuará pagando muito
à produtores e técnicos e deixará de lado os artistas. Ou seja, a tabela
publicada perpetua distorções. Mantendo quem ganha (equivocadamente) pouco,
em um patamar ainda menor. Devemos lutar para aumentar os valores pagos aos
artistas e não rebaixá-los.

Há outros itens que me chamaram atenção e que inviabilizam a produção, como
assessoria de imprensa, cujo valor é de R$ 1.940,00. Assessorias
especializadas cobram mais pelo trabalho, as melhores chegam a cobrar até 5
ou 6 mil reais.

Se alguém conseguir contratar um advogado especialista em entretenimento por
1.400 reais por mês, por favor me indique qual, na última produção que fiz,
tive de abrir mão desse item por não encontrar nenhum com o valor proposto.

Para dramaturgo, temos 21 mil. Esse item é remunerado por porcentagem.
Exigências dos órgãos gerenciadores de direitos autorais como SBAT e
ABRAMUS: de 8 a 10% do total captado, pois entende-se que a base da captação
é feita em cima do texto! Ou seja, não posso ter um projeto mais caro que
210 mil! Ou tiro do meu bolso para completar, pois é uma exigência para
liberar os direitos.

Um contador que em média cobra um salario mínimo por mês, na tabela cobra
1.500 reais!!!! ou seja, esse pode ganhar bem!

E por ai vai! Alguns com valores altos e quem de fato produz a arte,
ganhando muito pouco. Serviços com valores altissimos e outros que
precisamos muito, como Projeto Gráfico, por 631 reais!!!!! quem vai fazer
nosso projeto gráfico por esse valor? tenho certeza que os projetos gráficos
do Minc são bem mais dispendiosos.....

Precisamos pedir a revisão desta tabela, com base na realidade - claro! -,
mas também com base na justiça. Ou seja, se uma categoria hoje recebe 399
reais por semana e é a principal envolvida, o Minc deveria corrigir esse
valor (injusto) e não reafirmá-lo. Sei que muitos nem isso recebe. Mas não é
admissível que uma produção que tenha milhões pague aos artistas a menor
parcela e deixe com a produção a maior. E olha que sou produtora!

Enfim... entrem no site do Minc e pesquisem como Tabela FGV, vcs conseguirão
baixar e analisar as disparidades!

Atenciosamente,


Janaína Ávila
atriz e produtora



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Janaína Ávila
www.bloglog.com.br/janainaavila

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