Minha lista de blogs

domingo, 5 de agosto de 2012

O melhor de Marilyn amanhã no TCM

4 agosto 2012 às 06:00

comentarios-iconSem Comentários »

O melhor de Marilyn amanhã no TCM

Já falamos muitas vezes de Marilyn Monroe e os 50 anos de seu falecimento. Amanhã, dia 5 de agosto, o canal por assinatura TCM (Turner Classic Movies) apresenta uma maratona de sete de seus melhores filmes, a partir das duas da tarde.

14h - Nunca Fui Santa  (Bus Stop).  94 min.Cor.  1956. Fox. Diretor: Joshua Logan Elenco: Marilyn Monroe, Don Murray, Arthur O'Connell, Betty Field, Eileen Heckart, Robert Bray, Hope Lange, Hans Conried, Max Showalter.
marilyn O melhor de Marilyn amanhã no TCM
Sinopse: Bo, um inocente cowboy se apaixona por Cherie, a cantora de um café em Phoenix. Ela foge para Los Angeles, mas ele a encontra e insiste que ela pegue o ônibus de volta para sua casa, em Montana. Mas tudo se resolve numa parada de ônibus.
Comentários: A melhor interpretação dramática de Marilyn, nesta adaptação de uma peça de sucesso da Broadway de William Inge (do mesmo autor de Férias de Amor/Picnic, quem fez no palco foi Kim Stanley). É uma personagem bem na sua medida, uma desamparada cantora de bar, sem sucesso mas muita ambição, por quem um cowboy simplório se apaixona e deseja desposar à força.
Ela foge de ônibus, mas por causa da neve é obrigada a ficar numa parada, onde seu problema se confunde com os de outros passageiros. Marilyn nunca esteve tão frágil e comovente (mas não especialmente bonita porque faz um personagem decadente).
Foi o lançamento do jovem Don Murray (que foi indicado ao Oscar de Coadjuvante) e que logo depois se casaria com Hope Lange entre 1956-61 (ela faz Elma). Marilyn foi indicada ao Globo de Ouro.
15h40- Como Agarrar um Milionário ( How to Marry a Millionaire, 53). 96 min. Cor. 1953. Fox. Diretor: Jean Negulesco. Elenco: Betty Grable, Marilyn Monroe, Lauren Bacall, David Wayne, Rory Calhoun, Cameron Mitchell, Alexander D'Arcy, Fred Clark, William Powell.
marilyn.jpg1  O melhor de Marilyn amanhã no TCM
Sinopse: Três modelos nova-iorquinas, Pola, Loco e Shatze, se instalam em um apartamento com um plano: usar todo seu talento para se casarem com milionários. Só que as coisas não são tão simples quanto parecem.
Comentários: Segundo filme feito em Cinemascope, utiliza um velho esquema da Fox: colocar três garotas em busca de um marido rico (Betty Grable fez dois outros filmes com essa mesma história). Marilyn revelou aqui um dos primeiros sinais de talento como comediante, principalmente nas cenas em que tira os óculos (ela é completamente míope mas disfarça).
Foi também o filme que a consagrou como estrela. As outras co-estrelas não demonstraram ciúmes (Betty - que havia sido rainha da Fox  - estava pronta para se aposentar. Lauren estava mais preocupada com o casamento com o marido Humphrey Bogart).
17h20 – O Príncipe Encantado (The Prince and the Showgirl, 57). 117 min .Cor. Warner. Diretor: Laurence Olivier. Elenco: Richard Wattis, Marilyn Monroe, David Horne, Jeremy Spenser, Sybil Thorndike, Laurence Olivier.
marilyn.jpg2  O melhor de Marilyn amanhã no TCM
Sinopse: Elsie é uma corista que, em 1911, durante as festas do coração na Grã-Bretanha, se envolve com um príncipe de país fictício. O flerte acaba se transformando em algo mais sério.Comentários: Este é o filme que serviu de inspiração para o recente trrabalho de Michelle Williams, Sete Dias com Marilyn.
Na sua ânsia de provar que era boa atriz, Marilyn produziu esta comédia que é uma adaptação da peça de sucesso de Terence Rattigan, que Olivier havia feito na Inglaterra com sua mulher Vivien Leigh. Chamou o super prestigiado Olivier para dirigir e estrelar a seu lado, e surpreendentemente o filme correu sem grandes incidentes. Marilyn é uma boa comediante que funciona no papel da corista.
Na fita, Marilyn perdeu alguns de seus piores maneirismos, por exemplo falar sempre sussurrando... Ou deixar sempre a boca aberta, porque lhe disseram que assim fotografava melhor.
Bem produzido, sempre teatral e agradável, não chega a ser um clássico mas é uma boa diversão.
19h25 – O Mundo da Fantasia ( There´s no Business like Show Business, 54) Fox. 117 min.Cor. Diretor: Walter Lang. Elenco: Marilyn Monroe, Ethel Merman, Donald O’Connor, Dan Dailey, Johnnie Ray, Mitzi Gaynor, Hugh O’Brian.
marilyn.jpg3  O melhor de Marilyn amanhã no TCM
Sinopse: Os Donahue são uma família de atores de Vaudeville. Aposentam-se quando acabam os teatros do gênero, colocam os filhos em escolas, mas continuam se apresentando pelo país. Quando adultos, eles escolhem diferentes carreiras.
Comentários: Uma saga de uma família de artistas escrita especialmente para o cinema, mas aproveitando na trilha, canções clássicas de Irving Berlin. Tanto que o título original tem o nome da canção mais famosa do compositor, There´s no Business like Show Business, uma espécie de hino do mundo teatral americano.
Dan Dailey faz o pai, a mãe é a estrela da Broadway Ethel Merman, o filho mais velho Donald O´Connor de Cantando na Chuva, a filha Mitzi Gaynor e o irmão mais novo que é cantor mas deseja ser padre, é feito por Johnnie Ray que ficou famoso na época por ser surdo! E talvez por isso canta com tanta força.
Marilyn faz o papel da cantora ambiciosa por quem Donald é apaixonado. Realizado pelo especialista em musicais Walter Lang, a fita é valorizada pelo seu formidável elenco e por momentos musicais notáveis (Marilyn canta Heat Wave) inclusive Ethel interpretando a canção que havia criado no palco (There´s no Business). Antiquado, mas muito simpático.
21h40 - Os Homens preferem as Loiras (Gentlemen prefer Blondes, 53) Fox. 91min. Diretor: Howard Hawks. Elenco: Jane Russell, Marilyn Monroe, Charles Coburn, Elliott Reid, Tommy Noonan, George Winslow, Marcel Dalio, Taylor Holmes, Norma Varden, Howard Wendell.
Os homens preferem as loiras1 O melhor de Marilyn amanhã no TCM
Sinopse: Duas coristas americanas, Dorothy Shaw e Lorelei Lee, vão de transatlântico para Paris. Mas Lorelei tem a ideia fixa de conseguir um marido rico e ganhar muitos diamantes.
Comentários: Este foi o primeiro papel de estrela de Marilyn. Quem lhe deu a chance foi o famoso diretor Howard Hawks, com quem tinha feito O Inventor da Mocidade. Inspirado num show da Broadway, o musical foi sugerido pela famosa frase título, de um livro de Anita Loos.
O show foi estrelado por Carol Channing que fazia Lorelei Lee, a loira aparentemente burra mas que no entanto demonstrava uma esperta preferência por diamantes. Tudo passa, até a beleza dizia ela, mas diamantes são para sempre. É a base do famoso numero Diamonds are a Girl’s Best Friend, depois imitado por Madonna e Nicole Kidman em Moulin Rouge.
Dois detalhes curiosos: quem faz parte do coro é George Chakiris, que depois ganharia o Oscar por West Side Story. Conta Dulce Damasceno de Britto que este dançarino que Marilyn toca era brasileiro e foi a pedido da jornalista que Marilyn o escolheu, dessa forma, ele ganhava um pouco mais. O filme tem canções de Jules Styne, Hoagy Carmichael e Leo Robin, algumas delas famosas como Bye Bye Baby.
A estrela oficial da fita é Jane Russell, que faz a morena e era considerada na época o maior busto do cinema. Mas como era boa praça, ela e Marilyn ficaram amigas. Raramente Marilyn esteve tão bonita, fazendo um tipo inesquecível numa fita de muito bom humor. Jane tem também um famoso número com atletas seminus, que a derrubam acidentalmente na piscina (Is there anyone here for love?).
23h25- O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year itch, 55). Direção de Billy Wilder.
marilyn.jpg4  O melhor de Marilyn amanhã no TCM

Nenhum comentário: