Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Biblioteca Nacional completa 202 anos

DESTAQUE
Biblioteca Nacional completa 202 anosA Biblioteca Nacional comemora, nesta segunda-feira, 29/10, 202 anos de existência. Uma das dez maiores bibliotecas do mundo e a maior da América Latina segundo a UNESCO, a Biblioteca Nacional funciona diariamente e atende pesquisadores, estudantes e visitantes em geral (a partir do ano passado, passou a abrir também nos finais de semana e feriados para visitas guiadas). Seu acervo de 9 milhões de livros, jornais, revistas, fotografias, documentos e manuscritos, que inclui muitas raridades, abrange mil anos da cultura letrada da humanidade. As visitas orientadas por guias especializados é uma boa maneira de conhecer a história da biblioteca que chegou nas caravelas junto com a corte portuguesa e a arquitetura do prédio-sede construído há um século no centro do Rio. As visitas são grátis e acontecem de segunda a sexta de 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados de 12h30 às 16h30. Para passeios especiais ou grupos, é recomendável agendar antes. A Biblioteca Nacional oferece também visitas guiadas em inglês e espanhol. Mais informações pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095 – 3881, ou através do e-mail: visiguia@bn.br.
POLÍTICA CULTURAL
Divulgada lista dos Delegados Estaduais do Livro, Leitura e Literatura
Foi divulgada, na última sexta-feira, 26/10, a lista de Delegados Estaduais eleitos para participarem do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Política Cultural (CNCP), que será realizado entre os dias 21 e 23/11, e onde  serão eleitos os novos membros do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura. Entre as atribuições do Colegiado estão fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor; avaliar as diretrizes do Plano Nacional de Livro e Leitura, promover o diálogo entre poder público, sociedade civil e os agentes culturais, entre outras. Veja aqui a lista dos delegados eleitos.
PLANOR
Biblioteca Nacional organiza encontro sobre acervo raro
O Encontro Nacional de Acervo Raro, organizado pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (Planor), da Fundação Biblioteca Nacional, terá como tema este ano uma discussão sobre os Critérios de Raridade de Acervos Raros e Especiais. O evento, já em sua 10ª edição, será nos dias 7 e 8/11. Entre os palestrantes, há vários especialistas da própria Biblioteca Nacional, como Ana Virgínia, Chefe da Divisão de Obras Raras, Jayme Spinelli, Coordenador de Preservação, Elizete Higino, Chefe da Divisão de Música e Arquivo Sonoro, e Maria Dulce de Faria, Chefe da Divisão de Cartografia. Também estarão presentes nomes da UFRJ, UFF, UFPE, UFMG, UnB, entre outros. Confira a programação completa.
EDITAIS
Resultado dos recursos das Bolsas de Criação e Circulação Literária
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) divulga na quarta-feira, 31/10, o resultado dos recursos da primeira fase do edital de Bolsas de Criação e Circulação Literária BN/Funarte. A próxima etapa consiste  na avaliação dos projetos pela Comissão de Seleção com o caráter classificatório e contato com os aprovados para apuração da situação fiscal e existência de pelo menos dois livros publicados. Em seguida, será divulgado o calendário de divulgação dos resultados da segunda etapa. Mais informações pelo telefone (21) 2220-3040. ramal 2216.
FRANÇA-BRASIL
Uma aula de cultura, história e gastronomia na Biblioteca NacionalO Auditório Machado de Assis foi palco de uma verdadeira aula de história franco-brasileira. OColóquio França-Brasil: Olhares Cruzados reuniu nos dias 22 e 23/10 especialistas franceses e brasileiros para debater sobre as peculiaridades resultantes das parcerias entre os dois países nas mais diferentes áreas. Uma das novidades, nesta edição, foi o debate gastronômico entre os renomados chefs Renato Freire, da Confeitaria Colombo, e Damien Montecer, do Restaurante Térezè. Após o debate, foi realizado uma degustação com canapés e entradinhas preparadas por mais de 20 chefs. Confira as fotos na página do Facebook da Biblioteca Nacional.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Revista Machado de Assis recebe textos para próximas edições
O Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), recebe até 20/11 traduções de obras brasileiras para compor a segunda e a terceira edições da Revista Machado de Assis, que divulga a literatura brasileira no exterior. Além do inglês e do espanhol, vai circular em 2013 uma edição impressa em alemão, em homenagem à presença do Brasil como país homenageado na próxima edição da Feira de Frankfuft. Os textos podem ser enviados pelo e-mail cil@bn.br. Para mais informações, acesse aqui ou ligue para (21) 2220-2057. 
Brasil supera meta de programa de apoio à tradução em 2012
A Fundação Biblioteca Nacional, aprovou, no último dia 23/10, 27 novas bolsas de apoio para ampliar a presença da literatura brasileira no exterior. Foram aprovadas mais doze bolsas no Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, cinco no Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior e dez no Programa de Apoio à Publicação de Autores Brasileiros na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Dessa forma, o Brasil supera a meta prevista do programa de apoio à tradução para 2012, que era de 150 bolsas entre julho de 2011, quando o programa foi reestruturado nos moldes atuais, e dezembro próximo. Ao todo, foram concedidas no período um total de 164 bolsas.
PROLER
Proler comemora primeiro ano do Comitê de São Gonçalo (RJ)
Em novembro, o Comitê do Proler São Gonçalo comemora seu primeiro aniversário. Para celebrar a data, o tradicional Encontro Local de Leitura está programando uma série de cursos, oficinas e palestras entre 5 e 9/11. Abrindo a programação, a professora, escritora e contadora de histórias Sônia Travassos ministrará mini curso sobre Incentivo à Leitura com o tema Biblioteca, Escola e Leitura. Mais informações no Blog do Comitê, ou pelos telefones (21) 2728-9217 / 2725-9217.
BDB
Projeto Bibliomúsica faz show de violão de sete cordas em Brasília
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) apresenta nesta segunda-feira, 29/10, Dia Nacional do Livro, o show “Violão de sete cordas solista: Um didático concerto latino-americano”, com os músicos Fabiano Borges (violão), Júlio Cruz (violão) e Ted Falcon (violino). O evento faz parte do projeto Bibliomúsica. O espetáculo será às 19h30 na Biblioteca (Av. W3 Sul EQ 506/507, em Brasília), com entrada franca. 

Rio Cidade-Paisagem
Espaço Cultural Eliseu Visconti - Rua México, S/Nº, Centro - Terça a Sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.Ilusões em preto-e-branco e colorido: periódicos de cinema no acervo da BN
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.
Ao Pio Leitor...a Virtude: Humildade
Segunda a sexta, das 10h às 17h, no salão de Obras Raras - 3o andar

Nenhum comentário: