Minha lista de blogs
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Dos meus amigos queridos ....Etc e tal
BRANCA DE NEVE
UMA NOVA VERSÃO PARA O CONTO DE FADAS
UMA NOVA VERSÃO PARA O CONTO DE FADAS
No palco, 20 personagens interpretados por três atores brincam e estimulam a imaginação de crianças e adultos.
Data e hora: 1/12, às 17h
Ingressos: R$ 10,00
Classificação: Livre
Ficha técnica:
Concepção, criação, roteiro e produção: Centro Teatral e Etc e Tal
Elenco: Melissa Teles-Lôbo, Marcio Moura e Alvaro Assad
Direção e preparação mímica: Alvaro Assad
Trilha original: Joaquim de Paula
Figurinos, adereços e operação de luz e som: Fernanda Sabino
Desenho de luz: Aurélio Oliosi
Fotografias: Ricardo Gabriel
Supervisão de animação e confecção de silhuetas: Paulo Fontes
Desenho gráfico e formas animadas: Ato Gráfico
Mobilização nas redes sociais pressiona Câmara para votação da Lei Cultura Viva
Mobilização nas redes sociais pressiona Câmara para votação da Lei Cultura Viva |
|
Pontos de Cultura e redes do Movimento Social da Cultura promovem mobilização nas redes sociais nesta semana
****----------
As Redes dos Pontos de Cultura através da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária, Cultura Digital, Ação Griô, grupos e comunidades de tradição oral, Movimento Social da Cultura e midialivristas de todo o país, estão em mobilização para que o projeto de Lei 757/2011, que consolida o Programa Cultura Viva como política permanente de Estado, seja encaminhado para votação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados nesta quarta feira 28 de novembro, às 10 horas da manhã.
O Programa Cultura Viva, cuja ação estruturante e mais conhecida são os Pontos de Cultura, é uma política cultural transformadora de democratização da Cultura que começou a ser desenvolvida na gestão do ex presidente Lula e do ex Ministro da Cultura Gilberto Gil. Ao todo, participaram nas diversas ações do Programa Cultura Viva cerca de 4 mil iniciativas culturais que envolveram em suas atividades cerca de 8 milhões de pessoas segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em pesquisa realizada no ano de 2009.
|
Mobilização Nacional e Internacional pela aprovação da Lei Cultura Viva |
![]()
A participação dos movimentos utilizando as plataformas das redes sociais tem sido um marco em todo o processo de tramitação da Lei. Durante a votação do Projeto em junho deste ano na Comissão de Educação e Cultura (CEC), uma intensa mobilização foi feita nas redes sociais solicitando voto favoravél diretamente para os deputados integrantes da CEC. O ato público contribuiu para que o Projeto de Lei 757/2011 fosse aprovado por unanimidade e a hashtag #LeiCulturaViva atingisse os Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter em vários estados do Brasil.
Para esta semana estão previstas várias ações de mobilização nas redes sociais de forma a pressionar a Câmara dos Deputados para que a Lei seja discutida e aprovada ainda este ano. Serão feitas publicações na página da Lei Cultura Viva no Facebook e um twittaço será realizado às 14 horas desta terça-feira.
|
![]()
Como parte da mobilização, uma carta será entregue à Ministra da Cultura, Marta Suplicy pedindo empenho e celeridade na tramitação da Lei Cultura Viva e Lei Griô, ambas originárias do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura, além da presença de representantes dos Pontos de Cultura em Brasília no dia 28/11/12 para garantir que a matéria seja votada e o relatório do Dep. Osmar Junior (PCdoB/PI) seja aprovado.
De acordo com o coordenador do Pontão de Cultura Nina Griô, Marcelo das Histórias: “_Hoje a mobilização pela Lei Cultura Viva tem uma dimensão não só nacional como também internacional. Em diversas cidades e países da América Latina, como Lima (Peru), Medellin e Bogotá (Colômbia), Buenos Aires e Rosário (Argentina) estão em implementação políticas culturais baseadas no conceito do Cultura Viva. As organizações culturais destes países estão se articulando em rede, e neste sentido a aprovação do PL Cultura Viva no Brasil será também uma vitória para as redes culturais da América Latina, que terão mais uma referência importante para avançarem em seus processos locais_.”
|
Lei Cultura Viva avança no Congresso Nacional |
|
A autora do projeto de Lei, Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), destacou que a autoria do projeto foi construída em um intenso processo de escuta e diálogo com a sociedade civil, tendo em vista que Lei Cultura Viva foi eleita entre as 32 prioridades da II Conferência Nacional de Cultura e foram realizadas audiências públicas em diversas regiões do país. A Deputada afirmou: “_Os Pontos de Cultura são o legado mais importante das políticas culturais do governo Lula. Uma política de democratização e estímulo ao protagonismo cultural do povo brasileiro_".
A lei cria mecanismos permanentes para uma política cultural baseada no reconhecimento e apoio do Estado às manifestações, linguagens e formas de expressão espalhadas pelo País. A Lei vinculará o programa Cultura Viva ao Sistema Nacional de Cultura, garantindo financiamento em âmbito nacional, repassando recursos para estados e municípios, desburocratizando e simplificando o processo de financiamento, por parte do Estado, e prestação de contas por parte das entidades culturais.
Após aprovação por unanimidade na CEC, em junho de 2012, o PL Cultura Viva seguiu para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde recebeu contribuições do relator, deputado Osmar Junior (PCdoB-PI). Como principal avanço nesta etapa, a Lei vai criar um Cadastro Nacional de Pontos de Cultura simplificando os processos de contrato entre entidades culturais, com um modelo para repasse de recursos e prestação de contas mais adequados à dinâmica destas entidades e suas comunidades.
|
|
Lei cria novo modelo de financiamento à Cultura no Brasil |
![]()
O modelo de financiamento e os mecanismos de controle hoje existentes se mostraram bastante inadequados às necessidades e ao contexto dos Pontos de Cultura, gerando inúmeros problemas para o governo como para as entidades culturais. Esta tem sido uma preocupação da atual gestão do Ministério da Cultura.
A Ministra Marta Suplicy, que já declarou publicamente o seu “fascínio”, pelos Pontos de Cultura, que segundo ela representam o “Brasil profundo”, afirmou em recente em audiência na Comissão de Educação e Cultura da Câmara: “Ou bem o povo dança, ou bem o povo presta contas”, reconhecendo que este é um tema sensível e urgente, que precisa ser enfrentado em conjunto pelo executivo, legislativo e a sociedade civil.
Conforme relata Patricia Ferraz, gestora do Pontão de Articulação da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura: “_Na Comissão de Educação e Cultura (CEC) foi aprovado por unanimidade o mérito do projeto de Lei Cultura Viva, onde foram criadas as diretrizes estruturantes da lei e na Comissão de Finanças e Tributação está sendo proposto o detalhamento dos instrumentos que vão operacionalizar o financiamento de forma que o repasse do recurso seja cumprido de maneira simples e desburocratizada, do mérito aprovado por unanimidade na CEC_”.
|
![]()
Como principal contribuição nesta etapa, a Lei vai criar um Cadastro Nacional de Pontos de Cultura simplificando os processos de contrato entre entidades culturais e governo, além de abrir caminho para repasse de recursos e prestação de contas mais adequados à dinâmica destas entidades e suas comunidades criando assim um novo marco no relacionamento entre governo e entidades comunitárias.
Este instrumento, apesar de simplificado, está dentro da constitucionalidade, legalidade e dos controles sociais existentes. Para acompanhar a tramitação da Lei Cultura Viva no site da Câmara dos Deputados, acesse: PL 757/2011
|
![]() |
Assessoria de Imprensa
|
CAFÉ COM OS MESTRES
Você é nosso convidado para o
“Café com os Mestres”
O Centro de Referência Cultura Infância do Teatro Municipal do Jockey recebe, COM ENTRADA FRANCA E ABERTA AO PÚBLICO, no próximo dia 01 de dezembro, às 10 horas, a autora e diretora teatral Lucia Coelho e o iluminador e diretor teatral Jorginho de Carvalho para um “Café com os Mestres”. O primeiro evento dessa série de encontros faz parte de um projeto maior de registro e divulgação da memória do teatro para crianças e jovens, onde se incluem o Portal Conexão Infância – já no ar (www.conexaoinfancia.com.br); a organização e divulgação de um Banco de Textos de autores brasileiros para crianças e jovens e o lançamento da Wikipédia Livre Cultura Infância, com verbetes das mais variadas referências desse universo artístico-cultural voltado para crianças e jovens. Lucia Coelho e Jorginho de Carvalho são herdeiros, bem como criadores de uma nova tradição do teatro para crianças no Brasil, responsáveis pela formação de gerações de atores, iluminadores, diretores, e criadores teatrais.
Café com Mestres - ENTRADA FRANCA
Dia 01 de Dezembro de 2013
Horário: 10 horas
Teatro Municipal do Jockey Rua Mário Ribeiro, 410, Gávea
Telefone: 21 3114.1286
Após o Café, apresentação do espetáculo "Fedegunda", de Karen Acioly, às 11:30
Biblioteca Nacional
DESTAQUE Biblioteca faz exercício de escape no prédio-sede
Nesta quinta-feira, a Biblioteca Nacional vai participar da celebração do Dia Internacional da Defesa Civil, comemorado em 29/11, fazendo uma simulação de escape em caso de incêndio. Ao todo serão cerca de 100 edifícios da região da Av. Rio Branco participando da iniciativa. Nas últimas semanas, foram feitas várias atividades de treinamento e indicados os lideres, abre filas e fecha filas para o treinamento. A partir das 11h, os lideres, com coletes brancos, avisarão seus setores sobre a hipotética situação de alerta para evacuação do prédio. Todo mundo que estiver na hora no prédio deverá seguir os abre filas, identificados pela cor amarela, e sair pela rota de fuga. Os fecha filas, também de colete amarelo, serão responsáveis pela contagem e informação caso algum funcionário tenha ficado para trás. Os brigadistas estarão de colete vermelho.
|
![]() |
EDITAIS FBN lança editais para autores e criadores negros
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) lançou dia 20/11, Dia da Consciência Negra, três editais voltados para os criadores negros. Os editais fazem parte do projeto do Ministério da Cultura (MinC) de valorização e fomento dos produtores, criadores e escritores negros. Os objetivos dos editais são formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros; incentivar pontos de leitura de cultura negra no país. A cerimônia teve a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do presidente da FBN, Galeno Amorim, no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo. Confira no portal www.bn.br os editais.
|
![]() |
PESQUISA Biblioteca Nacional realiza encontro de bolsistas do PNAP
A Coordenadoria de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) realizou, esta semana, o 1º Encontro de Bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa. Foram apresentados os trabalhos dos bolsistas desenvolvidos em 2010 e 2011 com o objetivo de aproximar os pesquisadores e dar maior visibilidade aos resultados. Confira a programação.
|
![]() |
AGENDA CULTURAL Mostra sobre Astronomia entra em cartaz na Biblioteca Nacional
A Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional (FBN/MinC) promove até o dia 11/1/13, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, a mostra Olhares do Céu nos Livros Raros. A apresentação conta com 23 livros de celebres astrônomos dos séculos XVI, XVII e XVIII, como: Johannes Kepler, Ptolomeu, Andreas Cellarius e Pedro Nunes, que compõe o acervo raro da BN. Olhares do céu nos Livros Raros está no 3o Andar da Biblioteca Nacional de segunda a sexta das 10h00 às 18h00. Entrada Franca. Saiba mais sobre a mostra no Blog da BN.
|
Acervo raro recolhido do lixo está em cartaz na Biblioteca Nacional
O Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR), da Biblioteca Nacional, promove até janeiro a mostra Resíduos & Memória – O acervo raro recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva do Bairro de São Francisco, que apresenta 40 peças com grande valor histórico encontradas no lixo da cidade de Niterói (RJ). Entre as peças estão o selo Olho de Boi, primeira chancela oficial emitida no Brasil em 1843 e o livro Une Fête Brésilienne, célébrée à Rouen en 1550, de Ferdinand Denis, publicado em 1850. A mostra é um resultado de parceria entre o PLANOR e o professor Emílio Eigenheer (UERJ/UFF), que coordena o Programa. A exibição está no 2º andar da BN, de segunda a sexta de 9h às 20h e sábado de 9h às 17h. Saiba mais no Blog da BN.
|
Rio Cidade-Paisagem é prorrogada até janeiro de 2013
A Biblioteca Nacional decidiu estender até janeiro a exposição Rio Cidade-Paisagem, uma celebração ao Rio de Janeiro e seus encantos visuais, que apresenta músicais e histórias que prometem emocionar moradores antigos, novos e turistas de todas as nacionalidades. A exposição está no Espaço Cultural Eliseu Visconti (Rua México, s/nº) de terça a sexta das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 12h às 17h. Entrada franca.
|
![]() |
ACERVO Chefe da Divisão de Cartografia da BN lança catálogo
Foi lançado, esta semana, no Auditório do Museu de Astronomia, Ciências e Afins (MAST), pela chefe da Divisão de Cartografia da Biblioteca Nacional, Maria Dulce Faria, o catálogo Coleção Cartográfica e Iconográfica Manuscrita do Arquivo Histórico Ultramarino, de Portugal. São 313 documentos cartográficos (entre mapas de levantamentos geográficos, de capitanias, cartas hidrográficas, plantas de sesmarias, planos de portos, vistas panorâmicas, plantas de cidades, entrede aldeias indígenas, de vilas e de sesmarias) e 260 peças iconográficas, entre plantas de fortificações, desenhos de alçados, plantas arquiteturais de igrejas, conventos, alfândegas, câmaras, prisões, quartéis, cemitérios, barcos, casas dos contos e dos governadores. A coleção constitui importante testemunho para a análise da história do Brasil Colonial.
|
![]() |
INTERNACIONAL Cil traduz literatura para jovens, crianças e Histórias em Quadrinhos ![]() |
Brasil é destaque na Feira do Livro de Guadalajara
Após a boa participação na Feira do Livro de Frankfurt (onde o Brasil será o país homenageado em 2013), a literatura brasileira é destaque no maior evento do mundo do livro em língua hispânica: a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, com a presença de 18 autores brasileiros, dez deles com apoio do Centro Internacional do Livro, da FBN, e eventos no estande brasileiro.
|
![]() |
PROLER Aberta seleção de Assessor Pedagógico para PROLER
A Casa da Leitura, do Programa Nacional de Leitura (Proler), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) está selecionando um profissional da área de Letras ou Pedagogia com especialização na formação de mediadores de leitura. O especialista será responsável pela formação (em oficinas com 40 horas de duração) outros mediadores para participar do Projeto Cidadania & Leitura em 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da FBN (WWW.bn.br). Veja aqui o edital.
|
sábado, 17 de novembro de 2012
Faz de Conta na Bienal
Iara Lima , Lala Ferreira ,Leila Cabral e Neide Brasil estarão na Bienal do Livro , contamos com sua presença . Não deixe de ir mais detalhe da programação no site -bienalcampos.com.br
No dia 24 de Novembro ás 19h com Contos do Povo daqui e no dia 01 de Dezembro - Lava no rio de Histórias.
Luciano Muniz na Maquiagem.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
| ||||||||||||||||
![]()
| ||||||||||||||||
![]() | ||||||||||||||||
![]()
|
Assinar:
Postagens (Atom)